quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Dissertação sobre o trabalho de Paul Otlet e a organização da produção intelectual do homem

Acesse aqui o trabalho em pdf. link

Título do trabalho: A Documentação de Paul Otlet: Uma proposta para a organização racional da produção intelectual do homem

Orientadora: Professora Dra. Elmira Luzia Melo Soares Simeão

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Ciência da Informação

Defesa realizada em agosto de 2012.

DEDICATÓRIA
Esta pesquisa é dedicada à memória e ao trabalho de Paul Otlet, incansável lutador em prol da paz e da cooperação entre os povos.
Homem simples, advogado, bibliógrafo e “cientista da informação” que em 1895, contando apenas com lápis e papel, mostrou ser possível transformar sonhos em realidade.
Seu legado, teórico e prático, formulado muito à frente de seu tempo, ainda hoje (117 anos depois), está por ser resgatado, compreendido e adotado no processo de gestão da informação multifacetada dos dias atuais.


RESUMO
A pesquisa procura identificar e analisar as circunstâncias e motivações teóricas que levaram ao surgimento, no final do século XIX, da área de estudo denominada Documentação. Apresenta informações biográficas sobre os principais artífices deste projeto, os advogados e bibliógrafos belgas, Paul Otlet e Henri La Fontaine, que visaram ampliar a compreensão sobre o meio social e cultural em que atuaram. Procura ampliar a discussão sobre os fatores que motivaram em 1895 a proposta de organização racional de toda a produção intelectual do homem.

Apresenta em linhas gerais a visão abrangente e integradora da Documentação que eliminando barreiras físicas, acessava acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos para o registro integral dos assuntos pesquisados. Discute a utilização da Classificação Decimal de Dewey (CDD) na criação do Repertório Bibliográfico Universal e analisa o processo que levou ao surgimento da Classificação Decimal Universal (CDU). Conclui sugerindo a inclusão desta visão extensiva e integradora da documentação ao referencial teórico da Ciência da Informação. Sugere que o resgate deste aporte teórico poderá contribuir para um melhor enfrentamento dos problemas da gestão do conhecimento registrado, produzido e acumulado até os dias atuais, nos mais diversos formatos, suportes e repositórios.
Palavras chave: Paul Otlet, Documentação, Henri La Fontaine, Gestão da Informação, Bibliografia, Biblioteconomia, Classificação Decimal Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário